A memória como lugar de dor em Vista Chinesa de Tatiana Salem Levy e n’O Plantador de abóboras de Luís Cardoso

A memória como lugar de dor em Vista Chinesa de Tatiana Salem Levy e n’O Plantador de abóboras de Luís Cardoso

Autores

Palavras-chave:

Mulher, Memória, Tatiana Salem Levy, Luis Cardoso

Resumo

O presente exercício intenta colocar em diálogo dois autores do universo lusógrafo, Tatiana S. Levy e Luís Cardoso, assim como as suas mais recentes produções romanescas: Vista Chinesa e O plantador de abóboras. As temáticas e a proximidade cronológica do ano de edição permitem perceber uma crescente preocupação, de feição mais global, pela condição feminina. Neste sentido, assume-se como pertinente a leitura de ambas as obras destacando, como chave de leitura central, o estudo de mulheres que sofrem, em diferentes latitudes, episódios violentos e fraturantes: violações, confrontos físicos e psicológicos, crises identitárias e silenciamentos. Como metodologia, apresenta-se, numa fase inicial os dois livros e seus autores, contextualizando a produção. Num segundo momento, procede-se à análise literária salientando o resgate da memória e a escrita do Eu como possibilidade de metanoia. Por fim, estabelece-se uma linha comparativa temática e explícita entre os dois autores. É de crer que o exercício se revele relevante na produção de conhecimento sobre literaturas e culturas em língua portuguesa e, muito particularmente, se mostre útil no estudo de textos que dão a conhecer um olhar interno para o universo feminino em situações fraturantes.

Biografia do Autor

Pedro d’Alte, Instituto Politécnico de Macau

Pós-doutorando em Estudos Portugueses, na Universidade Aberta. Doutor em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. Membro do Centro de Estudos Globais, grupo de investigação “Literaturas Globais e Hipermédia” da Universidade Aberta. Colabora, atualmente, com o Instituto Politécnico de Macau. ORCID: 0000-0001-7264-9106.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

d’Alte, P. . (2023). A memória como lugar de dor em Vista Chinesa de Tatiana Salem Levy e n’O Plantador de abóboras de Luís Cardoso. LETRAS EM REVISTA, 14(02). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/43
Loading...