A noção de enunciado na análise discursiva Foucaultiana e a possibilidade de uma concepção de leitura outra
Palavras-chave:
Leitura, Enunciado, Michel FoucaultResumo
Este artigo propõe-se a depreender, da teoria do enunciado de Michel Foucault, em sua pesquisa arqueológica, a concepção de leitura e interpretação que se eleva da prática de análise do discurso por ele proposta e, a partir daí, entrever outras possibilidades de práticas, seja na escola ou na vida cotidiana, que problematizem as concepções de leitura já descritas e/ou aceitas na sociedade. Na primeira seção, são apresentadas as concepções discursivas de leitura, passando, rapidamente, pelas concepções tradicionais que embasam, ainda, o ensino da leitura nas escolas e as discussões acadêmicas, ou mesmo as justificativas de sua prática no cotidiano dos brasileiros. A segunda seção é dedicada à teorização de Michel Foucault sobre o enunciado em sua função enunciativa, pois pode estar ali, em sua proposta de como descrever enunciados, uma possiblidade de entender o ato da leitura de uma outra forma e, portanto, anunciando uma outra concepção de leitura.