“Se um dia eu lhe enviar estas linhas, você vai querer saber o resto da minha história”: a escrita testemunhal afro-caribenha de Françoise Ega em “Cartas a uma negra”

“Se um dia eu lhe enviar estas linhas, você vai querer saber o resto da minha história”: a escrita testemunhal afro-caribenha de Françoise Ega em “Cartas a uma negra”

Autores

Palavras-chave:

Cartas a uma negra, Testemunho, Memória

Resumo

Por meio de uma leitura centrada na possibilidade de diálogo entre a sedimentação de registros memorialísticos e literatura, este artigo analisa a narrativa do livro Cartas a uma negra (2021) da escritora antilhana Françoise Ega (1920-1976). Trata-se de um texto escrito em formato de diário, mas com caráter epistolar, pois perfaz um conjunto de cartas pretensamente endereçadas à autora brasileira Carolina Maria de Jesus. Por conta desse imbricamento, o exercício de leitura desenvolvido no trabalho destaca as muitas perspectivas encontradas em um texto de múltiplas funções. O presente artigo discute narratividade, memória, testemunho e colonialidade, tendo como arcabouço teórico autores como Paul Ricouer, Aleida Assmann, Margaret Randall e Frantz Fanon. A obra analisada coloca o leitor diante do testemunho autobiográfico da realidade de mulheres afro-caribenhas migrantes, trabalhadoras domésticas na França dos anos 1960.

 

Biografia do Autor

Aline Santos Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA- UNILA

Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2011). Desenvolve pesquisas na área de Literatura Comparada e Crítica Cultural. Interessa-se pela literatura afro-feminina de autoria brasileira e caribenha. Mestranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (2022-2024). 

Emerson Pereti, UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

Doutor em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Santos Silva, A., & Pereti, E. (2023). “Se um dia eu lhe enviar estas linhas, você vai querer saber o resto da minha história”: a escrita testemunhal afro-caribenha de Françoise Ega em “Cartas a uma negra”. LETRAS EM REVISTA, 14(02). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/27
Loading...