O gênero publicitário em sala de aula: interpretar para compreender

O gênero publicitário em sala de aula: interpretar para compreender

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Compreensão, Interpretação, Publicidade., Semiolinguística

Resumo

O debate acerca do uso de textos em aulas de Língua Portuguesa é amplo e necessário, propiciando reflexões sobre a utilização produtiva dos textos pelos docentes, como prevê a BNCC (2017). Neste trabalho, investigaremos, com base em Charaudeau (2018), no que tange às definições de interpretação/compreensão e de sentido de língua/ sentido de discurso, como a atividade interpretativa inferencial pode auxiliar na compreensão global do gênero publicitário, como as peças da Casa&Vídeo, corpus da análise. Espera-se, então, a partir da descrição de dois exemplares do gênero publicidade, evidenciar que o ensino de Língua Portuguesa não deve se restringir ao uso de textos como um pretexto para a análise gramatical e sim como um meio de reflexão que leve o discente a alcançar a compreensão da significação indireta proposta pelo texto.

Biografia do Autor

Ilana Da Silva Rebello Viegas, Universidade Federal Fluminense

É graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Associada 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada como professora permanente à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, onde atua como docente e orientadora no mestrado e doutorado. Atua também no curso de especialização em Língua Portuguesa. É coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa UFF (Quadriênio 2019-2022), vice-chefe do Setor de Língua Portuguesa da UFF (2020 - atual) e uma das coordenadoras dos Projetos de Extensão: PID - Projeto de Iniciação à Docência -Subprojeto: Semiolinguística e ensino: a sala de leitura como espaço de fruição e A Semiolinguística aplicada ao Ensino de Língua Materna. É membro do grupo de pesquisa em Semiolinguística - Leitura, fruição e ensino (GPS - LeiFEn/UFF/CNPq), do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Trabalho de Linguística de Texto e Análise da Conversação da Anpoll. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, mídia, leitura, interpretação e escrita.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

De Souza Reis Coutinho, G., & Da Silva Rebello Viegas, I. (2023). O gênero publicitário em sala de aula: interpretar para compreender. LETRAS EM REVISTA, 14(01). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/20
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