O gênero publicitário em sala de aula: interpretar para compreender
Palavras-chave:
Ensino, Compreensão, Interpretação, Publicidade., SemiolinguísticaResumo
O debate acerca do uso de textos em aulas de Língua Portuguesa é amplo e necessário, propiciando reflexões sobre a utilização produtiva dos textos pelos docentes, como prevê a BNCC (2017). Neste trabalho, investigaremos, com base em Charaudeau (2018), no que tange às definições de interpretação/compreensão e de sentido de língua/ sentido de discurso, como a atividade interpretativa inferencial pode auxiliar na compreensão global do gênero publicitário, como as peças da Casa&Vídeo, corpus da análise. Espera-se, então, a partir da descrição de dois exemplares do gênero publicidade, evidenciar que o ensino de Língua Portuguesa não deve se restringir ao uso de textos como um pretexto para a análise gramatical e sim como um meio de reflexão que leve o discente a alcançar a compreensão da significação indireta proposta pelo texto.