Apresentação: Dossiê Discurso e leitura: os consensos que nos tornam os leitores que somos

Apresentação: Dossiê Discurso e leitura: os consensos que nos tornam os leitores que somos

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Leitura, Interpretação

Resumo

A leitura é, sem dúvida, um tema frequente em nossa sociedade. O mesmo ocorre quando observamos embates em torno do processo de interpretação na sociedade, em função sobretudo da crença na transparência da linguagem. Falamos com frequência dessas práticas, de seu ensino, como (não) deveríamos interpretar, do que é dado a ler na atualidade, daqueles que são leitores, daqueles que não são leitores, das razões que tornam alguns leitores e outros não. Tudo isso que em geral é dito e circula sobre a leitura e a interpretação de forma bastante consensual. Para a Análise do discurso, como uma teoria dedicada à compreensão do funcionamento dos discursos e de sua incidência sobre as práticas, sobre os objetos e sobre os sujeitos, de seu papel constitutivo e determinante das formas como concebemos e exercemos essas práticas, construímos e valorizamos esses objetos e nos tornamos certos sujeitos, é fundamental analisar, descrever e compreender a formação dos consensos, ou seja, os processos, as razões, as instituições que fazem com que certos dizeres circulem mais do que outros, que perdurem ao longo do tempo e que circulem com valor de verdade acerca de uma prática, tal como a leitura e o ato interpretativo, ou dos sujeitos, como leitores.

Biografia do Autor

Alan Lobo de Souza, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professor da Universidade Estadual do Piaui (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). Doutor e Mestre em Linguística (UNICAMP).

Luzmara Curcino, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/FCLAr. Professora no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. Coordena o Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE-CNPq). 

Tarcilane Fernandes da Silva, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). Doutora em Linguística (UFSCAR) e Mestre em Letras (UESPI)

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Lobo de Souza, A., Curcino, L., & Fernandes da Silva, T. (2023). Apresentação: Dossiê Discurso e leitura: os consensos que nos tornam os leitores que somos. LETRAS EM REVISTA, 14(01). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/40
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