A noção de enunciado na análise discursiva Foucaultiana e a possibilidade de uma concepção de leitura outra

A noção de enunciado na análise discursiva Foucaultiana e a possibilidade de uma concepção de leitura outra

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Enunciado, Michel Foucault

Resumo

Este artigo propõe-se a depreender, da teoria do enunciado de Michel Foucault, em sua pesquisa arqueológica, a concepção de leitura e interpretação que se eleva da prática de análise do discurso por ele proposta e, a partir daí, entrever outras possibilidades de práticas, seja na escola ou na vida cotidiana, que problematizem as concepções de leitura já descritas e/ou aceitas na sociedade. Na primeira seção, são apresentadas as concepções discursivas de leitura, passando, rapidamente, pelas concepções tradicionais que embasam, ainda, o ensino da leitura nas escolas e as discussões acadêmicas, ou mesmo as justificativas de sua prática no cotidiano dos brasileiros. A segunda seção é dedicada à teorização de Michel Foucault sobre o enunciado em sua função enunciativa, pois pode estar ali, em sua proposta de como descrever enunciados, uma possiblidade de entender o ato da leitura de uma outra forma e, portanto, anunciando uma outra concepção de leitura.

Biografia do Autor

kátia Menezes de Sousa, Universidade Federal de Goiás

Professora voluntária da Universidade Federal de Goiás, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFCAT). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de São Carlos. É líder, desde 2003, no Diretório do CNPq, do Grupo Trama: Laboratório de Pesquisas e Estudos Discursivos. Desenvolveu até março de 2024, com bolsa PQ do CNPq, o projeto “Práticas discursivas e os dispositivos de menoridade na condução das liberdades e das condutas da população”. Entre os interesses de pesquisa se destacam o funcionamento dos dispositivos de poder-saber, a governamentalidade e governo das condutas.

Antonio Fernandes Júnior, Universidade Federal de Catalão

Professor da Universidade Federal de Catalão (UFCat)

Humberto Pires da Paixão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. 

Possui graduação em letras: português pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2009), graduação em direito pela Universidade Federal de Goiás(1994), especialização em leitura e produção de texto pela Universidade Federal de Goiás(2002), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás(2013) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás(2017). Atualmente é técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. 

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Sousa, kátia M. de, Fernandes Júnior, A., & Pires da Paixão, H. (2023). A noção de enunciado na análise discursiva Foucaultiana e a possibilidade de uma concepção de leitura outra. LETRAS EM REVISTA, 14(01). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/33
Loading...