OBJETIVAÇÃO DA MULHER SURDA NA PRÁTICA DISCURSIVA MIDIÁTICA

OBJETIVAÇÃO DA MULHER SURDA NA PRÁTICA DISCURSIVA MIDIÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Violência doméstica , Poder, Surdez

Resumo

Destacamos sequências enunciativas que permeiam a surdez, voltando nosso olhar para a prática discursiva midiática que se sustenta por dispositivos de poder-saber. O corpus para análise é constituído por dez notícias ou reportagens que foram encontradas/selecionadas a partir do uso do descritor ‘mulher surda’ no Google, mais exatamente, em pesquisa efetuada no dia 4 de novembro de 2022. O nosso objetivo é analisar os enunciados presentes nas notícias e reportagens para descrever como o sujeito-corpo-discurso da mulher surda é objetivado na esfera jornalística. Para isso, primeiramente, apresentaremos as notícias e reportagens publicadas sobre esse sujeito. Em seguida, descrevemos como ele é representado na reportagem Mulheres surdas não conseguem denunciar violência doméstica por falta de intérpretes. Em relação ao referencial teórico-metodológico, para empreender esta pesquisa, pautamo-nos nas discussões sobre sujeito e poder realizadas por Foucault (2008; 2010; 2017) e pesquisadores que trilham a mesma vertente, a saber: Navarro (2020), Bertola (2019) e Oksala (2011).

Biografia do Autor

Luciana Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), UNESP-ASSIS, mestrado em Letras (Filologia e Lingüística Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), UNESP-ASSIS e doutorado em Linguística Aplicada (área: Ensino-aprendizagem de língua materna) pela UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, memória discursiva, identidade, brasilidade e ensino de língua materna. Com doutorado em Lingüística Aplicada pela Unicamp, as pesquisas desenvolvidas e por ela orientadas giram em torno de propostas e implementações de práticas de leitura e escrita em um viés discursivo com base em materialidades diversas. Além disso, tem se dedicado a publicar trabalhos sobre propostas e intervenções em sala de aula cujo propósito é o de fomentar a autoria nas práticas em sala de aula e possibilitar que os sujeitos-leitores produzam outros gestos de leitura além de um sentido autorizado. A professora está lotada no Departamento de Língua Portuguesa da UEM-Universidade Estadual de Maringá e atua nas disciplinas de Oficina de leitura e produção de textos e Estágio III e atua nos cursos de pós-graduação Profletras (Mestrado Profissional em Letras), unidade Universidade Estadual de Maringá e no PLE-UEM, na linha de Texto e discurso.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Bicudo, C., & Di Raimo, L. (2024). OBJETIVAÇÃO DA MULHER SURDA NA PRÁTICA DISCURSIVA MIDIÁTICA. LETRAS EM REVISTA, 15(1). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/9
Loading...