Por um ensino de língua integrado: práticas de leitura à luz da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso
Palavras-chave:
Semiolinguística, Ensino de Língua, BNCC, PCNResumo
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância da leitura na escola, tendo como arcabouço teórico pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. A partir de algumas inquietações sobre o ensino de língua, verificar-se-á como dois importantes documentos oficiais – PCN e BNCC – descrevem a prática da leitura para, em seguida, refletir sobre a importância dessa atividade na escola e, consequentemente, sobre a necessidade de o professor levar o aluno a ultrapassar o sentido de língua e chegar ao sentido de discurso (Charaudeau, 2018, 1999). Por fim, será apresentada uma proposta de atividade, a fim de mostrar que a leitura/compreensão da significação indireta do texto é possível e que tem como resultado a formação de leitores, já que essa atividade deixa de ser enfadonha para se tornar fonte de prazer e de conhecimento.