Por um ensino de língua integrado: práticas de leitura à luz da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso

Por um ensino de língua integrado: práticas de leitura à luz da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso

Autores

Palavras-chave:

Semiolinguística, Ensino de Língua, BNCC, PCN

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância da leitura na escola, tendo como arcabouço teórico pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. A partir de algumas inquietações sobre o ensino de língua, verificar-se-á como dois importantes documentos oficiais – PCN e BNCC – descrevem a prática da leitura para, em seguida, refletir sobre a importância dessa atividade na escola e, consequentemente, sobre a necessidade de o professor levar o aluno a ultrapassar o sentido de língua e chegar ao sentido de discurso (Charaudeau, 2018, 1999). Por fim, será apresentada uma proposta de atividade, a fim de mostrar que a leitura/compreensão da significação indireta do texto é possível e que tem como resultado a formação de leitores, já que essa atividade deixa de ser enfadonha para se tornar fonte de prazer e de conhecimento.

Biografia do Autor

Ilana Rebello, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Realizou seu pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, na Linha de Pesquisa Estudos de Semântica e Análise do Discurso (2022). Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Associada 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Esteve como coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa UFF (Quadriênio 2/2019-1/2023). Está como Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (Biênio 2024-2026). Está vinculada como professora permanente à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, onde atua como docente e orientadora no mestrado e doutorado. Atua também no curso de especialização em Língua Portuguesa. Está como uma das coordenadoras dos Projetos de Extensão: PID - Projeto de Iniciação à Docência -Subprojeto: Semiolinguística e ensino: a sala de leitura como espaço de fruição e A Semiolinguística aplicada ao Ensino de Língua Materna. É membro do grupo de pesquisa em Semiolinguística - Leitura, fruição e ensino (GPS - LeiFEn/UFF/CNPq), do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Trabalho de Linguística de Texto e Análise da Conversação da Anpoll.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiolinguística, mídia, leitura,compreensão e escrita.

Glayci Xavier, Universidade Federal Fluminense

Glayci é doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também cursou o mestrado em Estudos de Linguagem e a graduação em Letras Português/Inglês. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da UFF. Entre 2013 e 2018, foi professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Colégio Pedro II (CPII), ministrando aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Além disso, foi Professora Supervisora (Orientadora) do Programa de Residência Docente (Especialização Lato Sensu) do CPII. Trabalhou como professora do Ensino Fundamental nas redes municipais de Niterói e Itaboraí e como professora substituta de Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da UERJ/FFP. Foi tutora presencial e à distância pelo CECIERJ/CEDERJ, atuando como tutora de Língua Portuguesa na Licenciatura em Pedagogia EAD da UERJ, na Licenciatura em Letras EAD da UFF e em cursos de Formação Continuada do SEEDUC. Hoje, é coordenadora de Língua Portuguesa Instrumental do curso de Licenciatura em Letras EAD da UFF/CEDERJ. Trabalhou na Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual voltada para professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC), ministrado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com o CECIERJ/CEDERJ. É pesquisadora e integrante do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, Fruição e Ensino (GPS-LEIFEN/UFF/CNPq).

Nadja Pattresi, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição, atua principalmente nas áreas de Línguística e Língua Portuguesa. Suas pesquisas relacionam-se, sobretudo, com os estudos do texto e do discurso e com o campo do ensino de língua portuguesa e dos letramentos acadêmicos. Tem experiência na rede pública e privada de ensino, nos segmentos fundamental, médio e superior, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Linguística. Atualmente, é professora adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) e Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). É membro do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística - Leitura, Fruição e Ensino (GPS LeiFEn/CNPq) e do Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF/CNPq). É coautora do projeto Apoema Português, coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental (Editora do Brasil - 2018).

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Rebello, I., Xavier, G., & Pattresi, N. (2023). Por um ensino de língua integrado: práticas de leitura à luz da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. LETRAS EM REVISTA, 14(01). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/7
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