A ÁGUIA QUE (QUASE) VIROU GALINHA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA PRÁTICA DIALÓGICA DE LEITURA DO PENSAR ALTO EM GRUPO

A ÁGUIA QUE (QUASE) VIROU GALINHA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA PRÁTICA DIALÓGICA DE LEITURA DO PENSAR ALTO EM GRUPO

Autores

Palavras-chave:

Leitura dialógica, Pensar Alto em Grupo, Leitor crítico

Resumo

O presente artigo buscou investigar como os sentidos na atividade de leitura dialógica do PAG (Zanotto, 2014), por meio do texto A águia que (quase) virou galinha, de Rubens Alves, foram construídos por um grupo de leitores do Ensino Médio. A pesquisa se insere no paradigma qualitativo-interpretativista (Denzin, Lincoln, 2006), tendo como contexto de investigado, uma turma do Ensino Médio, de uma escola pública no estado do Tocantins. Com a análise dos dados, constatou-se que a leitura dialógica, do PAG, vai além da simples decodificação das palavras escritas. Ela envolve a troca de ideias, a interpretação compartilhada e a construção coletiva do conhecimento. No Pensar Alto em Grupo, os estudantes perceberam que a leitura é um processo ativo, no qual suas vozes têm importância e contribuem para a co-construção de sentidos mais amplos no diálogo com outros participantes da interação.

Biografia do Autor

Dalve Oliveira Batista-Santos , Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutoranda em Educação (UFJF), Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Professora Adjunta III na Universidade Federal do Tocantins - UFT, atuando na graduação em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e no Programa de Mestrado em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. É membro do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens - PLES; no Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora (GEIM/PUC/SP) e, no Grupo de Pesquisa Os significantes e os significados do ensino e da produção de textos: pesquisa, ação e reflexão (UnB).

Joelma Pereira Cruz dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Letras (UFT), Câmpus de Porto Nacional. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e respectivas Literaturas (UFT). Professora de Língua Portuguesa e Redação (SEDUC/TO).

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Oliveira Batista-Santos , D. ., & Pereira Cruz dos Santos, J. (2024). A ÁGUIA QUE (QUASE) VIROU GALINHA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA PRÁTICA DIALÓGICA DE LEITURA DO PENSAR ALTO EM GRUPO. LETRAS EM REVISTA, 15(1). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/49
Loading...