Abordagens visuais de um corpo vivo

Abordagens visuais de um corpo vivo

Autores

Palavras-chave:

video; performance; corpo; enunciado; autômatas

Resumo

Investigações estéticas do corpo feminino me movem na pesquisa, concepção e realização de dois videos inspirados em romances góticos de E.T.A Hoffmann e suas autômatas Olympia e Coppelia, que inspiraram muitos trabalhos artísticos em diversas linguagens, e influenciaram o alemão Hans Bellmer a desenvolver sua própria boneca (des)articulada Olympia, em ensaios fotográficos ímpares. O corpo moderno, na tentativa vã da ciência por mapeá-lo e controlá-lo, se apresenta em informes que se mantém hoje como discursos e enunciados de um feminino sempre misterioso e inalcançável. Meus videos investigam as ciências da cognição e filosofia de Merleau-Ponty, Julia Kristeva, Peter Pál Pelbart em imagens também desconcertantes de corpos que dançam sem memória ou articulam enunciados em gestualidades fugidias, tal como evolui um cinema do corpo.

 

Biografia do Autor

Monica Toledo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Artista e pesquisadora das narrativas do corpo nas imagens móveis. Pós Doutora em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades pela FFLCH (USP, 2022, bolsista ONU), em Comunicação pela Unip (PPGCOM, 2017, bolsista CNPq) e pela UFMG (2011, bolsista PROUNI) e em Multimeios pela Unicamp (Instituto de Artes, 2015, bolsista CNPq). Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP (bolsista CAPES-CNPq). 

Downloads

Publicado

2024-11-30

Como Citar

Toledo, M. (2024). Abordagens visuais de um corpo vivo. LETRAS EM REVISTA, 15(2). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/39
Loading...