Sociologia da leitura: o texto literário, trajetória formativa e as práticas leitoras

Sociologia da leitura: o texto literário, trajetória formativa e as práticas leitoras

Autores

  • ROSANGELA PEREIRA DE SOUSA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

Palavras-chave:

práticas leitoras, trajetória formativa, texto literário

Resumo

O presente artigo parte do pressuposto de que as trajetórias formativas são influenciadas sobremaneira pelas práticas leitoras desenvolvidas ao longo do percurso de vida, impactando as práticas pedagógicas. O objetivo geral deste trabalho é investigar as trajetórias formativas de cinco professoras alfabetizadoras, que atuaram em escolas de Teresina-PI, nas décadas de 1960 e 1970, mediada pelas memórias de práticas leitoras, apreendendo o impacto dessas vivências no percurso formativo e nas práticas pedagógicas. Para tanto, a pesquisa foi fundamentada nas concepções de autores como Matêncio (1994), Zilberman (1996), Chartier (2011), entre outros. Quanto à metodologia, empregou-se abordagem de cunho qualitativo e às colaboradoras foi dedicada atenção analítica. Constatou-se que as práticas leitoras vivenciadas pelas professoras alfabetizadoras, ao decorrer da trajetória formativa, influenciaram, significativamente, no exercício da prática pedagógica.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

PEREIRA DE SOUSA, R. (2023). Sociologia da leitura: o texto literário, trajetória formativa e as práticas leitoras. LETRAS EM REVISTA, 14(01). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/37
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