100 anos de decadência. Judith Teixeira entre o contemporâneo e a atração pelo oriente

100 anos de decadência. Judith Teixeira entre o contemporâneo e a atração pelo oriente

Autores

Palavras-chave:

Decadência, Contemporâneo, Judith Teixeira, oriente, lesbianismo

Resumo

A nossa proposta é apresentar a obra Decadência de Judith Teixeira observando o seu conteúdo e as duas primeiras edições. Iremos recorrer ao pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben para pensarmos a ideia de contemporâneo e a sua relação com a obra de estreia da autora, procurando focarmo-nos em dois temas que nos interessam para o debate: a união carnal e a atração pelo estrangeiro, o oriente.

Biografia do Autor

Fabio Mario da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Literatura da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando na graduação e no Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL). Docente colaborador ao Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Pós-doutorado em Literatura Portuguesa (USP) e em Estudos Portugueses (Universidade de Lisboa), Doutor em Literatura e Mestre em Estudos Lusófonos pela Universidade de Évora. Pesquisador colaborador do CEC (Centro de Estudos Clássicos), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2024-11-30

Como Citar

Silva, F. M. da. (2024). 100 anos de decadência. Judith Teixeira entre o contemporâneo e a atração pelo oriente. LETRAS EM REVISTA, 15(2). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/3
Loading...