Projeto de vida: uma proposta didática de leitura sobre o discurso da resiliência no espaço escolar
Palavras-chave:
Discurso, Escola, Novo Ensino MédioResumo
O presente texto objetiva propor uma prática de leitura, de viés discursivo, para o componente curricular “Projeto de vida”, previsto na grade da 1ª série do Ensino Médio-EM. A discussão gira em torno do(s) discurso (s) da resiliência presente(s) no espaço escolar. Para tanto, parte-se do conceito de enunciado (FOUCAULT, 2008) para descrever/interpretar três enunciados do campo jornalístico-midiático que, colocados em rede de relações, dialogam entre si e constroem verdades que forjam sujeitos bem sucedidos, cuja vitória, sorte e prosperidade ganham vida graças à resiliência. Com a proposta de leitura sugerida, espera-se que seja oportunizada uma reflexão a ponto de o aluno atuar como um leitor crítico, evitando que ele seja capturado pelas práticas discursivas propostas pelos textos com os quais terá contato.