Projeto de vida: uma proposta didática de leitura sobre o discurso da resiliência no espaço escolar

Projeto de vida: uma proposta didática de leitura sobre o discurso da resiliência no espaço escolar

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Escola, Novo Ensino Médio

Resumo

O presente texto objetiva propor uma prática de leitura, de viés discursivo, para o componente curricular “Projeto de vida”, previsto na grade da 1ª série do Ensino Médio-EM. A discussão gira em torno do(s) discurso (s) da resiliência presente(s) no espaço escolar. Para tanto, parte-se do conceito de enunciado (FOUCAULT, 2008) para descrever/interpretar três enunciados do campo jornalístico-midiático que, colocados em rede de relações, dialogam entre si e constroem verdades que forjam sujeitos bem sucedidos, cuja vitória, sorte e prosperidade ganham vida graças à resiliência. Com a proposta de leitura sugerida, espera-se que seja oportunizada uma reflexão a ponto de o aluno atuar como um leitor crítico, evitando que ele seja capturado pelas práticas discursivas propostas pelos textos com os quais terá contato.

Biografia do Autor

Sra, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Doutora em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá, integrante do Grupo Interinstitucional de Estudos Foucaultianos da Universidade Estadual de Maringá- GIEF-UEM

Andrea Zíngara Miranda, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, integrante do Grupo Interinstitucional de Estudos Foucaultianos- GIEF-UEM

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Bazza, A., Zíngara Miranda, A., & Zíngara Miranda, A. (2023). Projeto de vida: uma proposta didática de leitura sobre o discurso da resiliência no espaço escolar. LETRAS EM REVISTA, 14(01). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/26
Loading...