Florestan Fernandes leitor: uma análise discursiva da leitura-seleção e escrita-coleção manifesta em seus cadernos de notas

Florestan Fernandes leitor: uma análise discursiva da leitura-seleção e escrita-coleção manifesta em seus cadernos de notas

Autores

  • Pâmela da Silva Rosin Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Técnica de leitura e escrita, Frases destacadas, Florestan Fernandes

Resumo

As notas, os fragmentos e os extratos, formas de materialização da leitura-seleção e escrita-coleção, são considerados pontos de partida tanto para leitura quanto para a construção de um texto. Neste artigo, empreende-se uma análise discursiva das anotações em cadernos de notas de Florestan Fernandes, um importante intelectual e político brasileiro do século XX, com objetivo de analisar e descrever a técnica de leitura e de escrita do destacamento, do registro e da organização em temáticas, por vezes diversas, para seu uso posterior e provável em outros textos. Mobiliza-se, portanto, princípios da Análise do Discurso e da História Cultural da leitura para descrever as especificidades e as regularidades presentes no uso dessa técnica, além de certas representações coletivas, históricas e culturais determinadas acerca do que é ser intelectual, leitor e autor, manifestas nessas anotações.   

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

da Silva Rosin, P. (2023). Florestan Fernandes leitor: uma análise discursiva da leitura-seleção e escrita-coleção manifesta em seus cadernos de notas. LETRAS EM REVISTA, 14(01). Recuperado de https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/article/view/18
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