Emoções na leitura e na escrita: a subjetividade dos jovens em suas práticas com os textos
Palavras-chave:
Jovem leitor, Emoções, Encontros de Leitura, EJA UFRN, Jovem EscritorResumo
Nossos dados de pesquisa vêm sendo desenvolvidos desde 2017, no âmbito de um Grupo de Leitura da Escola Agrícola de Jundiaí, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, junto a jovens entre 14 e 20 anos, estudantes do Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico. A primeira parte de nossas análises se deu por meio de dados gerados a partir de um questionário respondido por 15 estudantes participantes desses Encontros. Em um segundo momento realizamos um levantamento dos gêneros textuais e temas mais lidos no âmbito desse Grupo de Leitura. A partir da análise desses dados, nos propomos a identificar as emoções que aparecem naquilo que enunciam sobre as suas práticas com o texto, seja por meio da leitura ou da escrita, principalmente em relação à vergonha e ao orgulho. Posteriormente, analisamos os temas que tendem a ser considerados mais motivadores e instigantes entre eles. Para tanto, nos valemos da análise de discurso foucaultiana. Esperamos poder contribuir para um melhor entendimento do perfil do leitor jovem contemporâneo e meios de pensar a sua formação leitora e escritora.