CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
Dossiê: Estudos Semióticos e Linguísticos Aplicados ao Ensino
Organizadoras:
Nize Paraguassu Martins (PROFLETRAS/ DINTER EM LINGUÍSTICA - UESPI)
Bárbara Olímpia Ramos de Melo (PPGEL - UESPI/CNPq)
Ailma do Nascimento Silva (PPGEL/PROFLETRAS - UESPI)
Ana Müller (PPGL/DINTER EM LINGUÍSTICA - USP)
A LETRAS EM REVISTA convida os pesquisadores participantes do I Encontro de Estudos Semióticos e Linguísticos Aplicados ao Ensino (I ESLAE) a submeterem, até 02 de junho de 2025, artigos para o seu vol 17. O presente dossiê tem como objetivo divulgar os trabalhos apresentados no I Encontro de Estudos Semióticos e Linguísticos Aplicados ao Ensino (I ESLAE), evento promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Reunindo pesquisadores, graduandos, pós-graduandos e docentes de Letras, Pedagogia e áreas afins, de instituições locais e nacionais, I ESLAE propiciou a troca de saberes e a discussão sobre os avanços mais recentes no campo da Semiótica e da Linguística aplicadas ao ensino. Assim, o dossiê se estabelece como um espaço valioso para a ampliação do conhecimento e a validação acadêmica das temáticas abordadas no evento:
- Gramática e Ensino
- Linguística das Línguas de Sinais
- Texto, Discurso e Ensino
- Semiótica e suas Aplicações
Além de promover o intercâmbio de ideias e pesquisas, o I ESLAE também serviu como plataforma para a apresentação de resultados e relatos de experiências oriundos do Doutorado Interinstitucional em Linguística USP/UESPI, fruto de uma parceria entre essas instituições. Dessa forma, o dossiê busca reafirmar a importância da interdisciplinaridade e da complementaridade entre formação acadêmica e prática pedagógica, com foco na atualização dos conteúdos transmitidos.
Por fim, esta edição da LETRAS EM REVISTA pretende reunir trabalhos que aprofundam e expandem os debates realizados no I ESLAE, valorizando e divulgando a produção acadêmica dos participantes e ampliando o diálogo entre as comunidades acadêmicas e educacionais. Assim, o dossiê contribui significativamente para o fortalecimento das pesquisas e práticas pedagógicas nas áreas de Semiótica e Linguística, consolidando o papel do evento como um marco na integração entre teoria e prática educativa.
Seção Livre: aberta para submissão de trabalhos inéditos nas áreas de estudos linguísticos e literários, incluindo pesquisas científicas originais, ensaios teóricos fundamentados em revisões de literatura e resenhas de livros.